Início

Time Profissional

História

Estádio

Campeonato Brasileiro

Informativos

fotos

Agenda

Noticias

Get the Flash Player to see this player.
 
História

Fundado em 13 de maio de 1899, com o nome de Club Cricket Victoria, por Artur, Artêmio Valente e outros 17 jovens num casarão no Corredor Vitória, sendo o primeiro clube social do Estado fundado por brasileiros. Antes dele, apenas os ingleses haviam feito isso, mesmo assim num projeto que durou pouco tempo.

O nome fazia referência ao esporte inicial praticado pelo clube: o cricket, uma espécie de futebol onde podem ser utilizadas também as mãos. Apenas um ano após sua fundação, ainda sob o nome original, a agremiação passou a praticar o futebol. Ao contrário do futuro maior rival, de origem mais humilde, o Victória tinha um grupo formado por representantes da elite baiana da época. Artêmio Valente foi eleito o primeiro presidente.

Inicialmente críquete (1899), depois remo (1902), futebol (1903), atletismo (1905), tênis (1906) e tiro esportivo (1908). Numa outra fase, em 1920, inaugurou a natação, o pólo aquático, o basquete, o vôlei e o tênis de mesa. Em 1928 fundou o handebol.

A primeira partida da história do clube foi contra um combinado de marinheiros de navios ingleses atracados no porto de Salvador, no dia 22 de maio de 1901. E logo na estréia, uma vitória por 3x2 que começaria a justificar o nome escolhido pelos rapazes do Corredor da Vitória. Os uniformes ainda traziam as cores branca e preta devido às dificuldades em conseguir o padrão verde-e-amarelo, real desejo dos representantes do time. Somente seis meses depois, o time tornou-se rubro-negro. Ainda em 1901, com a inclusão dos esportes náuticos, o clube passou a chamar-se Esporte Clube Vitória.

A estréia do time principal do Vitória aconteceu em 13 de setembro de 1903, quando o rubro-negro bateu o São Paulo-Bahia, time formado por integrantes da Colônia Paulista, por 2x0. A primeira partida do time na Liga de Futebol da Bahia – que ajudou a fundar – aconteceu no dia 1° de julho de 1904. E foi justamente uma derrota para o Club Internacional de Cricket, por 2x1.

O Vitória ajudou a organizar todas as federações em nível estadual e colocou seu nome nas atas de fundações de muitas, quase todas, associações esportivas da Bahia.

Em 1922 já sonhava em construir seu campo particular, o que aconteceu em 12 de agosto de 1923. Em 1937, mais precisamente no dia 21 de fevereiro, é reconhecido como Utilidade Pública pelo Decreto Estadual nº 8.817.

Foi o primeiro clube a participar de ações de marketing esportivo na Bahia, com o lançamento, em janeiro de 1906, dos “Charutos Sport Club Victoria” e do perfume “Bouquet Victoria”.

Nas últimas décadas as glórias no futebol fizeram com que o clube se tornasse conhecido internacionalmente. Parte disso se deve a formação de atltetas que representam o Vitória pelo mundo.

As categorias de base do Leão são o orgulho de um clube que soube valorizar seus talentos e investiu pesado para fazer de simples garotos, gênios da bola. Nomes como Bebeto, Alex Alves, Dida, Paulo Isidoro, Vampeta, Júnior, Fábio Costa, Cláudio, Matuzalém e Rodrigo, saíram dessa universidade chamada Vitória e firmaram a imagem de um clube vencedor que forma talentos.
 
Estádio Manuel Barradas (Barradão)
 
Estádio Barradão
O Manuel Barradas, conhecido nacionalmente como Barradão, tem capacidade para 35.000 torcedores, e tem iluminação artificial de 750 lux horizontal, dentro dos padrões exigidos pela FIFA para sediar jogos internacionais. Foi inaugurado em 9 de novembro de 1986, com a partida Vitória 1 a 1 Santos.